A páscoa é uma época do ano repleta de simbolismo e significados. Embora seja de origem cristã, essa data exerce grande influência na cultura ocidental como um todo, estando, como consequência, amplamente presente nas escolas.

Por se tratar, de uma celebração cristã, é fundamental abordar esse tema com a sensibilidade que ele merece. Afinal, alunos de diferentes credos convivem entre si no ambiente escolar e é preciso que essas particularidades sejam sempre respeitadas.

Pensando nisso, preparamos este post sobre como comemorar a Páscoa na escola. Quer saber mais? Continue acompanhando para conferir!

Entenda o significado da Páscoa

A Páscoa, para os cristãos, exalta a ressurreição de Jesus Cristo. Essa data comemorativa figura como uma das mais relevantes do Ocidente. A semana anterior à ela é conhecida como Semana Santa, cujo início ocorre no Domingo de Ramos.

A palavra Páscoa tem origem no termo Pesach (palavra em hebraico). Esse termo tem um sentido simbólico de passagem: tanto na cultura judaica quanto na cristã, essa data está relacionada à esperança de uma vida nova.

Você pode estar se perguntando sobre os ovos. Esse representante tão icônico da Páscoa é um simbolismo que advém de algumas culturas e representa, em sua essência, um novo nascimento: a ressurreição.

Conheça valores que podem ser trabalhados com a Páscoa na escola

Com o passar do tempo, a Páscoa acabou ganhando um viés também comercial. No entanto, essa data ainda é cercada de significados importantes, como os ligados ao caráter do indivíduo e que podem ser trabalhados na escola, já que um de seus objetivos primordiais é justamente a formação de cidadãos, não é mesmo?

Essa data representa confraternização e união entre as pessoas. Sendo assim, os conceitos de doação e de partilha podem e devem se fazer presentes nas comemorações da Páscoa, bem como os papéis que a solidariedade e a empatia para com o próximo representam.

Já o simbolismo de renovação inerente à Páscoa possibilita promover uma celebração entre alunos e colaboradores, reassumindo um compromisso de esperança, tão importante nos ciclos pelos quais todos passam na escola.

Saiba como comemorar a Páscoa na escola

Independentemente da abordagem de sua escola, datas como a Páscoa marcam importantes aspectos histórico-culturais da sociedade. Sendo assim, é importante mostrar o significado da data aos alunos, mas, mais do que isso, focar nos ensinamentos obtidos a partir dele.

Por isso, é relevante que um momento como esse seja abordado e celebrado no ambiente escolar com atividades adaptadas de modo que destaquem, sobretudo, os aspectos que abordamos no tópico anterior, partilha, união, confraternização. Dessa forma, respeitam-se as crenças dos alunos, de suas famílias e até mesmo dos colaboradores da escola.

Agora que já mostramos o significado da data e alguns valores importantes atrelados a ela, vamos a algumas maneiras de comemorar a Páscoa na escola:

  • enfeitar cascas vazias de ovos com mensagens e pinturas;

  • escrever bilhetes para os colegas, professores e familiares com mensagens de paz;

  • trabalhar com os símbolos da Páscoa, como o coelho e o ovo, de forma lúdica, por meio de jogos, como os de memória e os quebra-cabeças;

  • contar histórias envolvendo também os elementos característicos da Páscoa, como curiosidades e lendas sobre o coelho da Páscoa e a simbologia dos ovos nessa data;

  • brincar de caça aos ovos de Páscoa. Esses ovos tanto podem ser de chocolate quanto produzidos pelos próprios alunos em sala de aula, a partir de materiais diversos ou das próprias cascas de ovos enfeitadas que mencionamos anteriormente;

  • realizar campanhas de arrecadação de ovos de Páscoa para doação a pessoas carentes.

Viu como é possível até mesmo unir algumas dessas atividades nesse evento especial, trabalhando com diversos conceitos, como solidariedade e união?

Por falar em data especial, você sabia que o período do Carnaval se orienta a partir da Páscoa? Ele sempre acontece 47 dias antes desse momento. Agora que você já leu sobre a Páscoa na escola, que tal conferir nosso post sobre a importância de falar sobre o Carnaval na escola?

Escreva um comentário

Share This