A infância é um momento encantador na vida de uma criança. Por ser uma fase fundamental ao desenvolvimento infantil, é necessário que se pense em meios que promovam a imaginação, a interação e todos os elementos fundamentais no processo de maturação delas.

A escola, por ser espaço de excelência ao educar, bem como ter grande responsabilidade com os pequenos, deve propor atividades que estimulem essas crianças de forma atrativa e educativa. Uma alternativa muito interessante para esse propósito é o dia da fantasia na escola, que pode ser realizado em datas comemorativas, como carnaval, dia das bruxas etc.

O dia da fantasia no ambiente escolar, além de proporcionar momentos educativos de socialização e trocas culturais, permite que o público infantil desenvolva a criatividade de forma saudável e divertida.

Para informar mais sobre este assunto, separamos, neste post, quatro dicas incríveis de como usar o dia da fantasia na escola para estimular a criatividade dos alunos. Confira!

1. Desenvolva uma decoração estimulante

A decoração deve ser sempre bem atrativa às crianças, com muito colorido e instrumentos lúdicos, que possam estimular a imaginação e a criatividade. O uso de brinquedos infláveis, como piscina de bolinhas e castelos, bem como bolhas de sabão e confetes é sempre importante para incrementar as festas infantis.

Dessa forma, as crianças podem adentrar ao tema proposto e vivenciar tudo que lhes forem proporcionado de maneira mais intensa e com mais probabilidade de alcançar os objetivos da atividade. Além disso, a aceitação e correspondência podem ser bem maiores com o uso desses recursos infantis.

2. Acredite em desafios

Além do uso das decorações é importante propor, durante as festas, momentos educativos que proporcionem o estímulo à imaginação, como desafios, brincadeiras, pinturas de rosto, dança das cadeiras, músicas etc., que possam deixar a criança à vontade e se divertir.

Propor também atividades em grupos, com objetivos educativos, é sempre bastante pertinente, pois essas atividades podem contribuir para a socialização além daquele momento, com bons retornos em sala de aula.

3. Traga artigos diferentes

O uso de artigos diferenciados, que deixem o ambiente atrativo ao público infantil e que encantem o espaço físico é extremamente importante para as crianças, pois, por meio deles, o estímulo à criatividade torna-se muito mais efetivo e contribui para o sucesso dos projetos escolares.

4. Converse com os pais

Os pais podem ser grandes parceiros da escola nesses momentos. Dessa forma, é importante que os objetivos do dia da fantasia estejam bem esclarecidos a eles. Assim, o processo de incentivo à criatividade é iniciado em casa, na escolha das fantasias, nas pinturas, nos diálogos e a família pode realizar suas devidas intervenções, além de estimular a criança a criar e se divertir, interagir e socializar.

Essas foram algumas dicas que podem ser usadas para estimular a criatividade das crianças no ambiente escolar. O dia da fantasia, se bem aplicado nesse espaço além de trazer bons momentos ao público infantil, proporciona também alternativas de planejamento em sala de aula, por meio das experiências e trocas culturais vivenciadas nas festas.

E aí, gostou do post? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que outras pessoas saibam como usar o dia da fantasia na escola e estimular a criatividade das crianças!

Escreva um comentário

Share This