Com tantos dispositivos à disposição das crianças, os professores sofrem para concorrer com smartphones e tablets. É preciso ser criativo para tornar o processo educativo mais interessante e, assim, cativar a atenção dos alunos por várias horas.

Algumas disciplinas podem e devem incluir a tecnologia como ferramenta. Imagine ensinar geografia com diferentes recursos, por exemplo? Que tal usar um planetário móvel dentro da sala de aula para explicar a relação do homem com o meio, os meridianos e as coordenadas geográficas, por exemplo?

Abordar a interdisciplinaridade figura como necessidade cada vez mais relevante. Por isso, no artigo de hoje, trazemos as principais dicas para ajudar você a engajar seus estudantes. Boa leitura!

Aguce a curiosidade da turma

No início da aula, faça perguntas retóricas aos estudantes ou deixe algum comentário para deixá-los instigados. Essas frases devem se relacionar a determinado conceito abordado durante o ano letivo, mas é importante abrir o caminho para reflexões.

Você pode indagar, por exemplo, quem já viajou a certo país do hemisfério norte ou se sabe como as montanhas se formam. A ideia consiste em lançar algo no ar para introduzir o conteúdo da aula ensinar a geografia de uma forma mais interessante para o aluno.

Use filmes e músicas para ensinar

Trata-se de uma excelente maneira de cativar os estudantes. Muitas das obras disponíveis têm grande conexão com a realidade, e esses recursos audiovisuais ajudam os jovens a assimilar o conteúdo de modo mais eficaz.

Lembre-se, entretanto, de sempre propor um debate sobre o material apresentado. Peça aos alunos para anotarem termos e informações importantes durante a exibição.

Promova jogos e dinâmicas em classe

Precisa explicar o que foi a Primeira ou Segunda Guerra? Então aqui está uma dica: divida a turma em dois grupos para representar os lados.

Proponha um jogo jogo de perguntas e respostas relacionadas a determinado tema, e quem acertar mais vence. Vale também explicar as coordenadas geográficas com o famoso jogo da Batalha Naval!

Considere a realidade dos alunos

Às vezes, os professores têm dificuldade em atrair a atenção dos estudantes e ensinar geografia por abordarem assuntos muito distante da realidade deles.

Por isso, não tenha medo de arriscar em usar exemplos de jogos, programas de televisão que viraram febre entre os jovens, redes sociais, gírias, entre outros elementos. Fazer comparações e analogias pode ser um importante instrumento para auxiliar no aprendizado.

Faça saídas de campo

Promover passeios fora da escola é um recurso didático com enorme potencial. Não há melhor maneira de aprender sobre espaço, território e paisagem ao ar livre.

As saídas de campo oferecem aos alunos um maior entendimento a respeito de assuntos como relevo e hidrografia, colocando-os em contato com o meio ambiente.

Conforme percebemos, há uma série de ideias a serem adotadas em sala de aula para auxiliar a ensinar geografia, além de outras disciplinas.

O importante é ter um bom planejamento e evitar exagerar na dose. Na medida certa, os diferentes recursos didáticos contribuem bastante para a formação dos estudantes!

Ficou interessado no assunto e quer trazer mais recursos para dentro do ambiente de aprendizado? Então entre em contato conosco e conheça nossos produtos!

Escreva um comentário

Share This