A ciência já fez muito e ainda contribui imensamente com o nosso desenvolvimento e bem-estar. Ao longo do tempo, ela provocou profundas transformações na forma como vemos o mundo e nos relacionamos com ele e uns com os outros.

Nesse cenário, uma tarefa desafiadora para os professores é transmitir todo esse conhecimento de uma forma didática e atrativa para os alunos, que já nasceram em uma era totalmente tecnológica. Difícil, não?

Por isso, no artigo de hoje mostramos algumas invenções importantes para a humanidade que os estudantes devem conhecer e como abordá-las em sala de aula. Ficou interessado? Continue a leitura!

Telefone

Quem nasceu na era do smartphone mal consegue compreender como é viver em um mundo sem telefone. Polêmicas à parte, a invenção do aparelho é atribuída a Alexander Graham Bell. Ele trabalhava para aperfeiçoar o que chamou de “telégrafo móvel”, equipamento para enviar de 6 a 8 mensagens em código Morse — método de transmissão de informação em texto com o uso de dois tons sonoros.

Bell foi buscar ajuda na oficina de Charles Williams e Tomas Watson. Após muitas tentativas, o telefone foi criado em 1876 e apresentado na Exposição do Centenário de Filadélfia. Cerca de 100 anos depois, a Motorola criou o primeiro aparelho móvel.

Para abordar esse tema na sala de aula, experimente fazer com os alunos aqueles telefones a partir de copos descartáveis e barbantes. Eles poderão aprender como as vibrações são produzidas e transmitidas. Vale também pegar várias imagens de telefones dos mais variados modelos e fazer um jogo da memória. Quem não gosta de aprender brincando?

Internet

A internet foi criada durante o período da Guerra Fria, nos Estados Unidos, com o nome de Arpanet. À época, pertencia ao Departamento de Defesa do país. Então, em 1969 foi criado um sistema de transmissão de dados em redes de computadores com a função de interligar laboratórios de pesquisa.

Somente em 1992 ela começou a ser popularizada, principalmente com a criação da World Wide Web.

A internet já está profundamente integrada à escola e é amplamente usada como ferramenta pedagógica. Para mostrar a importância dela, que tal fazer uma dinâmica em sala de aula e pedir aos alunos para escreverem cartas uns aos outros? Essa é uma excelente forma de mostrar como a comunicação era feita antigamente, antes do surgimento do e-mail e das redes sociais.

Uma outra atividade bastante interessante é trazer algumas enciclopédias para o colégio e pedir que os alunos façam um trabalho de pesquisa baseado somente nesses livros, sem o uso da internet.

Fotografia

As crianças de hoje nascem prontas para fazer as famosas selfies, mas será que elas conhecem o funcionamento das câmeras por trás desse hábito tão comum? A fotografia surgiu com o princípio da câmera escura, ou seja, quando se descobriu que era possível projetar uma imagem em uma sala sem iluminação.

O francês Joseph Nicéphore Niépce teve o trabalho reconhecido como a primeira fotografia em 1826. No entanto, muitos outros físicos e químicos trabalharam para contribuir com o desenvolvimento da técnica ao longo dos anos.

Como abordar essa invenção na sala de aula de uma forma divertida? Produza câmeras escuras de orifício com os alunos. Eles vão poder colocar a mão na massa e aprender um pouco mais sobre o assunto sem monotonia.

Como você pôde perceber, há diversas formas de ensinar os alunos sobre as invenções importantes para a humanidade de uma forma lúdica. Não se esqueça também dos filmes, eles são excelentes ferramentas pedagóigicas. Nós da Planetário na Escola temos uma produção de 15 minutos para jovens a partir de 12 anos de idade que se chama Grandes Inventos e seus Inventores. Uma ótima pedida para a sala de aula!

Gostou deste post? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdo novo no seu e-mail sempre!

Escreva um comentário

Share This