Os estudantes hoje já não são os mesmos de décadas atrás, não é mesmo? Afinal, é natural que as gerações mudem, sobretudo em uma época de rápido desenvolvimento tecnológico. Assim, conhecer os principais aplicativos para professores se torna uma possibilidade e tanto a ser trabalhada na sua escola.

Formatos tradicionais de aula, baseados somente no giz e louça e os alunos quietos sentados em fila com pouca ou quase nenhuma participação, estão com os dias contados.

Por isso é importante que você aprenda a ampliar sua abordagem por meio dos aplicativos a seguir, confira!

Solar Walk Lite: Planetário 3D

O aplicativo Solar Walk Lite: Planetário 3D atua como uma enciclopédia de mão, apresentando em detalhes informações sobre as órbitas, ordem, escala e movimento do Sol e os 8 planetas de nosso sistema. Além disso, conta com descrição e apresentação das mais de 20 luas, dos cometas, dos 9 satélites da Terra, das estrelas e dos asteroides.

Certamente, uma ferramenta e tanto para quem quer criar meios mais criativos ao ensino de astronomia na sala de aula.

Solar System 3D

Não deve ser novidade para você, seja como pedagogo ou professor, que o ensino de ciências no Brasil tem sido avaliado como um dos mais defasados do mundo. Pelo menos foi isso que o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), concluiu recentemente.

Com a baixíssima pontuação de 401 pontos — sendo que a média das 70 economias avaliadas pela OCDE é de 493 — é fato que há muito a ser melhorado no ensino científico nacional.

Nesse sentido, a astronomia aparece como uma excelente matéria para trabalhar imaginação, capacidade de abstração, raciocínio lógico, além de absorver um grande volume de informação e conhecimento em torno dos astros e seu funcionamento.

O Solar System 3D é um dos aplicativos para professores que oferece uma ótima oportunidade por meio da sua navegação em 3D pelo sistema solar e informações diversas sobre os planetas e astros.

ISS HD Live: Terra ao vivo

Já pensou ver o espaço ao vivo em um aplicativo conectado 24 horas por dia e 7 dias da semana à Estação Espacial Internacional (ISS)? Pois bem, é justamente isso que o ISS HD Live: Terra ao vivo oferece aos professores e estudantes ao baixarem essa ferramenta.

A imagem em alta definição e a conexão em tempo real com o que está sendo visto no espaço trazem um senso de realidade incrível para quem acompanha a transmissão pelo celular. Uma excelente forma de instigar os estudantes e mantê-los envolvidos nas aulas de Física e Ciências.

Carta Celeste

As alternativas não acabam por aí e o aplicativo Carta Celeste traz alguns diferenciais que merecem ser mencionados. Os principais deles são:

  • recurso de Realidade Aumentada (RA) com o qual o dispositivo móvel pode interagir com o ambiente físico. Apontando para o céu para uma estrelha brilhante, por exemplo, pode-se descobrir que se trata de um planeta, na verdade;
  • é possível descobrir a aparência do céu a noite do outro lado do planeta, apontando o celular para baixo;
  • pode-se até fazer um jogo com a astrologia e descobrir aonde estão as estrelas que formam os signos.

Como pode ver, a tecnologia está, a cada dia, mais desenvolvida e de fácil acesso a todos. Nesse sentido, o aplicativo Carta Celeste se torna um recurso e tanto em sala de aula.

Simulado Olímpiada Brasileira de Matemática e Astronomia (OBA)

Você pode aprofundar tudo o que foi ensinado por meio dos demais aplicativos e utilizar o Simulado Olímpiada Brasileira de Matemática e Astronomia (OBA) para testar os conhecimentos apreendidos.

Por meio dessa ferramenta, que permite a escolha do grau de dificuldade de acordo com os quatro níveis de conteúdo que caem nas provas da Olímpiada, você pode preparar os estudantes para participarem dela de forma efetiva.

Como pode ver, o que não faltam são recursos e alternativas para serem aplicadas em sua escola. Aproveite as informações dadas neste post para fazer isso da maneira correta e desenvolver um trabalho diferenciado em sua instituição.

Se gostou de conhecer os principais aplicativos para professores, não deixe de curtir nossa página no Facebook e continuar por dentro do nosso conteúdo.

Escreva um comentário

Share This